14 novembro 2008

Pudim de Castanha

Ingredientes:

1 Kg de Castanhas Martaínha (preferencialmente, da Granja - Penedono)
1 Litro de Leite
250 gr. de açucar
80 gr. de manteiga
3 Ovos
1 colher de sopa de vinho do Porto

Como se prepara:

Depois de cozidas as castanhas, há que retirar a pele (é o mais chato e demorado) e passar pelo passe-vite.
À parte, batem-se as gemas com o açucar até duplicar de volume. Acrescenta-se a manteiga amolecida e o vinho do Porto e por fim o puré de castanhas. Mistura-se o leite (que entretanto ferveu) em fio e deixa-se repousar enquanto se batem as claras em castelo. Por fim, é só juntar as claras e mexer (não é bater com a batedeira).
Deita-se numa forma (daquelas de alumínio que têm tampa) untada de caramelo (eu gosto de muito caramelo) e leva-se ao forno, em banho-maria durante cerca de 1 hora.
Desenforma-se depois de frio, preferencialmente no dia seguinte.

Os meus truques:

1. Acrescentar uma colherzinha de sopa de farinha maizena juntamente com a manteiga e o vinho do Porto e colocar 2 gotas de essência de baunilha no leite enquanto este ferve.
2. Eu apenas passei metade das castanhas pelo passe-vite; as restantes, esmaguei com um garfo para ficarem pedacinhos de castanha pelo meio do pudim.
3. Antes de desenformar, e porque a castanha fica toda grudada ao caramelo, no fundo da forma, deixei em banho-maria durante cerca de 5 minutos para que o caramelo derreta e o pudim que mais brilhante.




A foto não ficou muito famosa, porque a pressa de provar era muita e não me apeteceu tirar mais nenhuma. E pronto! Só não vos convido para provar um "cadinho", porque já acabou. É pena... mas experimentem fazer e digam alguma coisa!!

12 Comentários:

Maria Paula Ribeiro disse...

LOl,
Joel, continuas o mesmo "alarvo" :)
Vou guardar religiosamente esta receita, para além de a divulgar!

Merci:
Jinhos

deep disse...

Vim roubar a tua receita. Espero que não te importes. As castanhas já estão a cozer...

Obrigada. :)

Joël Pinto disse...

Olá Paula...

Acho que fazes muito bem em guardar. Mas principalmete, acho que devias experimentar.

Jinho

Joël Pinto disse...

Bem-vindo Deep e fica à vontade para experimentar a receita.

Por acaso as castanhas são Martaínhas? E da minha terra?? Olha que o pudim fica bem melhor... lol

Anónimo disse...

Olá Joel qualquer dia vou experimentar a receita.Beijinhos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Olá... de novo!

Já fiz o pudim. A avaliar pelo que sobrou, todos gostaram. :)

Este foi feito com as castanhas que eu própria apanhei e que, garanto-te, são as melhores do mundo! Hehehe :)

Mais uma vez, obrigada.
Bom domingo.

Joël Pinto disse...

Olá Fátima...

Experimenta que vale bem a pena.

Jinhos e bom fim-de-semana.

Joël Pinto disse...

Olá Deep.

É bom saber que a minha receita foi apreciada... apesar das castanhas não serem da minha terra. lol
Mas devem ser de outro local próximo. A avaliar pelas fotos do teu blogue, também têm bom aspecto.

Bom fim-de-semana...

Anónimo disse...

Olá bom dia,
Passei pelo site da Paula da Bandarravet e vi "Pudim de castanha" e pensei vou já ver (eu sou muito curiosa)...
Depois de ler a receita decidi experimentar porque deve ficar delicioso...mas vou fazer com as castanhas de Trancoso que não devem ficar atrás das de Penedono...ehehehehehe

Joël Pinto disse...

Olá Ana Cavaca.

Espero que gostes do pudim porque de facto é muito bom. Não é do género do pudim tipo flan, mas não deixa de ficar bom.

Quanto às castanhas de Trancoso, também as conheço e deve ficar bom na mesma.

Bom apetite e beijinhos.

Anónimo disse...

Olá Joel, fiz o teu pudim e gostei. Está aprovado e aconselha-se. É bom.

Joël Pinto disse...

Ainda bem que gostaste da receita; este ano a preguiça tomou conta de mim e ainda não fiz.