28 dezembro 2010

Ano ruim

Fazendo um balanço de 2010, este não foi um ano muito agradável e, confesso, estou radiante que acabe depressa. A começar, fiquei desempregado e demorei uns mesitos a dar a volta. Os infortúnios seguiram-se tendo culminado em algumas avarias em casa (torneira da cozinha, máquina de lavar e microondas) e, para acabar, uma porcaria de uma multa de trânsito e a inibição de conduzir por 30 dias. Logo agora, que tenho as formações para ministrar e não ter como me deslocar. O que me vale é o papá, a tia e o primo que me levam aonde tenho que ir.
Chegou, entretanto o Natal e ter que andar de autocarro a fazer compras não foi nada, mas mesmo, nada agradável. Para piorar tudo, em plena noite de consoada, a minha família ficou mais pequena e, consequentemente, mais pobre.
A Zuca partiu.


Acredito, lá no fundo, que para um mundo melhor.
Mas, em jeito de homenagem, posso assegurar-vos que esta foi uma cadela que me presenteou com inúmeras felicidades. Já o tinha dito aqui, mas a vinda da Zuca para minha casa, deveu-se à oferta de um vizinho; ou vinha para minha casa, ou ia para o canil, uma vez que ele não a podia ter num apartamento. E o estado em que ela estava? Lastimável... Não foi suficente um banho para ela ficar aprazível.
Depois dos primeiros dias de habituação à restante família, confesso que ela enturmou-se facilmente mas teve sempre que respeitar a posição do Óscar. Apesar de mais pequeno, ele sempre se impôs aos demais, até porque foi o primeiro.
A Zuca, no entanto, sempre foi um encanto de cadela. Escusado será dizer que tinha LOP e era neta e filha de campeões. Ela própria chegou a ganhar uma competição, ainda nova. A sua máscara (mancha branca na cabeça) era perfeita. Ora confirmem:


Meiga, brincalhona, limpa e carinhosa, estava sempre pronta para nos acompanhar na visita diária para despejar o lixo. Só havia um senão: a Zuca detestava a cadela do nosso vizinho. Sempre que ele saía para a passear, a Zuca ladrava desenfreada assim que a "ouvia" e só descansava quando se apercebia que ela já não estava ali.
O meu único lamento é o facto dela não ter sido mamã. Apesar das várias tentativas, apenas engravidou uma vez, mas as nove crias nasceram todas mortas.
Há cerca de seis meses, deixou de andar e a minha amiga Maria Paula avisou-me logo que devia ser displasia da anca. Com a medicação, depressa melhorou e nada fazia prever este desfecho. No dia 24, ela estava um pouco desanimada e não quis brincar; no entanto, alimentou-se bem. Quando chegamos a casa, por volta das 5 da manhã, estava sossegada e também não quis conversa; nem ela, nem os restantes...
Ao acordar, no dia de Natal, ela já tinha partido, em busca de algo melhor para si. O meu consolo é saber que, da minha parte, tudo fiz para que ela fosse feliz e acredito que ela assim o pensasse. As suas constantes demonstrações de carinho e brincadeira (até na hora de escovar o pelo) fazem-me acreditar que ela foi feliz.

Por isso, digo: vai-te embora 2010 e bem-vindo sejas 2011, se vieres por bem. Caso contrário, tomo um valium e quero acordar só em 2012.

O que vale é que, no que diz respeito ao amor, estou muito bem servido, obrigado...

Um esplendoroso 2011 para todos vocês!!!

4 Comentários:

Maria Paula Ribeiro disse...

Amigo,

A minha ausência é notória mas mesmo com lágrimas a correr pela Zuca, estou orgulhosa por seres quem és e teres-lhe dado o melhor de ti para ela.

Ela estará a brilhar no céu irradiando-te tanto ou mais amor quanto lhe deste por cá....

Quanto à 2011, amigo apenas isso:
PEDE para ser bom, PEDE para ser melhor, PEDE!!! Com toda a tua alma e coração e vai à luta pelo melhor! ;))) E o será com toda a certeza!

Um beijo bem grande Amigo

Maria Paula

Joël Pinto disse...

Obrigado, amiga, pelas tuas, sempre, sábias palavras...
Que 2011 te sorria também.

Jinhos grandes...

Anónimo disse...

Caro Joel:
Tentei fazer a sua receita de pudim de castanhas; a receita deu-me para dois pudins de formas normais.Será que errei alguma coisa?
Desculpe ser por aqui, mas não consegui de outro modo.

Ainda não os provei porque estão a arrefecer.

Os meus cumprimentos, grata

Anita Vilar

Joël Pinto disse...

Olá Anita,

Depende do tamanho das formas que utilizou mas o que interessa é que tenham ficado saborosos...