04 janeiro 2009

Os filmes da minha vida

Deixo-vos aqui o top 5 dos filmes da minha vida:


5. A Cor Púrpura


Este filme de Steven Spielberg, realizado em 1985, ganhou o prémio de Melhor Filme da National Board of Review e apareceu nas listas dos Dez Melhores em todo o mundo.
"The Color Purple" mostra-nos Celie, brilhantemente interpretada por Whoopi Goldberg no seu primeiro papel no cinema, a casar com um violento homem a quem trata por "Mr." e que se isola do mundo, partilhando a sua dor somente com Deus. As lágrimas, nas cenas finais, são obrigatórias...
Já tenho este filme em DVD, numa edição normal.

4. A Lista de Schindler


Este filme de 1993 é a obra-prima de Steven Spielberg, que se tornou um dos mais distinguidos filmes de todos os tempos. Ganhou 7 Óscares e inúmeros prémios e menções honrosas. Interpretado por Liam Neeson, no papel de Oskar Schindler, ao vermos "Schindler's List" aprendemos acima de tudo o preço da vida humana e o quão importante ela deve ser salva. Para além de retratar o holocausto nazi, pomo-nos a pensar como é que a mente de alguém pode ser tão perversa ao ponto de querer eliminar todo um povo a seu bel-prazer.

Também já tenho este filme em DVD, numa edição especial.

3. Gorilas na Bruma


Resumo assim a filosofia deste filme: "uma vida que terminou cedo demais".
Com este filme, de 1988, Sigourney Weaver, vive a vida de Dian Fossey, que lhe valeu o Globo de Ouro para melhor Actriz Dramática, algures entre a floresta tropical que cobre as montanhas do Ruanda. Realizado por Michael Apted, em "Gorillas in the Mist", Dian Fossey vive com e para os gorilas, lutando em sua defesa contra tudo e contra todos.
Um arrebatador filme, cujo trabalho de uma vida viverá para sempre.

Ainda não tenho o filme em DVD; apenas numa cassete VHS que já está velhinha. Seria uma excelente prenda para o meu aniversário. Há uma edição especial que contém documentários de bastidores, menus interactivos, acesso directo às cenas e o trailer de cinema. Tudo isto (o filme também, claro) num único DVD. Não é fantástico??


2. Cleópatra


Realizado em 1963, tem por protagonistas, Elizabeth Taylor, Richard Burton e Rex Harrison. O filme narra o lendário conto da Raínha do Nilo e a sua vitória sobre Júlio César e Marco António. "Cleopatra" é o relato de uma impressionante mulher de irresistível beleza que seduziu dois dos mais poderosos soldados romanos, mudando o rumo da História. Realizado por Joseph L. Mankiewicz, este épico ganhou 5 Óscares da Academia.
Já tenho este filme em DVD e numa edição especial; se estavas a pensar oferecer-mo, sugiro que me ofereças o "Gorilas na Bruma".
E eis que chegamos ao Top 1:

1. E Tudo o Vento Levou


Realizado em 1939, "Gone with the Wind", venceu 10 Óscares da Academia americana e foi protagonizado por Vivien Leigh e Clark Gable, respectivamente, Scarlett e Rhett. Produzido por David O. Selznick e realizado por Victor Fleming, o filme baseia-se na obra de Margaret Mitchell, vencedora de um prémio Pulitzer, e fala-nos de um amor que acontece em plena Guerra Civil Americana.

Escusado será dizer que tenho o filme em DVD (uma edição especial e numerada para colecionadores) e o livro (2 volumes), adaptado para português pelo Círculo de Leitores.

0 Comentários: