22 janeiro 2009

Festival RTP da Canção

Mais um ano, e volta-se a falar do Festival RTP da Canção. E, para variar, a RTP decidiu "inovar". Assim, aceitou que o Zé Povinho, leia-se, o entendido na matéria, enviasse maquetas com novas músicas, candidatas a um lugar ao trono e que nos representasse a nós, povo de Portugal, na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Maio, em Moscovo.

Eu sou um fanático da Eurovisão; sempre gostei e sempre gostarei deste tipo de concurso, apesar de ter caído um pouco em desuso, fruto da concorrência que, por cá, bem ou mal se vai fazendo. Mesmo assim, sempre defendi o género e considero que já levámos lá fora excelentes músicas.

Das 393 maquetas de canções que a RTP recebeu, a comissão avaliadora (nome pomposo...) escolheu 24 para serem submetidas a avaliação dos internautas e, destas, as 12 mais votadas irão ser apresentadas, no próximo dia 27 de Fevereiro, a concurso no tradicional Festival RTP da Canção. Ora, com tanta gente inteligente neste país, cada vez mais músicos novos a aparecerem nos meios, e a RTP vai contratar três dinossauros. Dinossauros em todos os aspectos; a saber: Tó Zé Brito, Fernando Martins e Ramon Galarza. Três nomes que já deram muito ao país mas que já estão ultrapassados, nestas lides da Eurovisão.

Assim sendo, pergunta-se: quando é que alguém decide apostar e inovar neste país? Com mentalidades e gostos deste género, onde é que eles pensam ir? E depois não admira: as músicas seleccionadas são do mais pobre (para não colocar adjectivos piores) que há e pode haver. Eu não acredito que no meio de quase 400 músicas recebidas, estas 24 escolhidas tenham sido as melhores... Há lá uma ou outra (duas, se querem saber) que se aproveitam; mas são musiquinhas já batidas que não interessam a ninguém e não têm pernas para chegar aos primeiros dez lugares, quanto mais à vitória...

Para se chegar longe lá fora, é preciso ousar e não é com estas escolhas que vamos lá. A título de exemplo, a nossa Lucy também se lembrou de enviar uma musiquinha e, das 24, acredito cegamente que é a que vai ganhar; não é que a música seja por aí além, que não é, ou valha alguma coisa, que não vale. Mas, de todas, é a que tem mais ritmo e isso só não basta para convencer a Europa.

Para além disso, de que adianta apostar numa música se depois a RTP não a promove por essa Europa fora, como fazem inúmeros países? E depois, as nossas mentalidades são tão pequeninas que nos pomos a discutir no site, onde se está a votar e a escolher as 12 músicas, que a Lucy foi uma das nomeadas por causa das suas mamas de silicone!!! Poupem-me...

Para os interessados, em votar e em acompanhar os mexericos do momento a propósito das "duas novas amigas" de silicone da Luciana Abreu, até ao fim do mês, pode clicar aqui.

Por mim, fico a aguardar novidades para o próximo ano.

0 Comentários: