25 fevereiro 2004

Parceria

O site brasileiro "O Jornalista" e o blog português Fim do Jornalismo? firmaram uma parceria que irá propiciar, entre outras coisas, o intercâmbio entre os jornalistas dos dois paí­ses de lí­ngua portuguesa.

Para além disso, foi oficialmente lançado o grupo de discussão virtual Jornalistas Brasil - Portugal que pretende aproximar os jornalistas dos dois paí­ses, para um intercâmbio sobre as questões que envolvem a nossa profissão e o seu exercí­cio. Outras novidades se seguirão a curto prazo.

Para fazer parte deste grupo, basta enviar uma mensagem em branco para o seguinte e-mail: jornalistasBrasil-Portugal-subscribe@yahoogrupos.com.br

De referir que o site "O Jornalista", voltado para os jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, foi criado pelo jornalista brasileiro Vitor Ribeiro, com o objetivo de defender o ponto de vista dos que trabalham e lutam pela profissão de jornalista. O projeto contempla matérias, entrevistas, ilustrações animadas, links, notí­cias, espaço de fotojornalismo, legislação referente à profissão e pesquisas sobre os principais temas referentes à  prá¡tica do Jornalismo no Brasil, além de ter a relação completa de todos os sindicatos de jornalistas do Paí­s e a í­ntegra do anteprojeto de lei pela criação do Conselho Federal de Jornalismo.

Quanto ao blog Fim do Jornalismo, do qual também sou responsável, debatem-se questões como para que servem, afinal, os jornalistas? Será que estamos no princí­pio do fim desse fenómeno chamado Jornalismo? Será que a Internet e as novas tecnologias vão colocar um ponto final no jornalismo? Ou, pelo contrário, irá ser uma grande aliada...

As bases estão lançadas. Aguarda-se a participação de todos.