27 dezembro 2008

A crise. Qual crise? A crise...

Agora que o Natal já lá vai, e se nos pusessemos a pensar num balanço que foi este 2008?

A palavra de ordem é crise. Só se fala na crise, só se ouve a crise e só nos enfiam olhos dentro aquilo que essa tal crise está a provocar em todo o mundo e arredores. As bolsas enlouquecem por causa dela, os bancos abrem falência quando são apresentados a essa personalidade e quem acaba por sofrer as consequências é o mesmo paspalho de sempre: o povo. Mas até aqui é o povo pobre que, mais uma vez, tem que pagar as idiotices de alguns. Porque, quem é rico vive bem desafogado, como sempre o fez e como sempre o vai continuar a fazer. Pelo contrário, o pobre e o remediado, lá terão que fazer mais um buraquinho no já esticado cinto e fazer contas à vida.
Mas será que é bem assim?
Numa altura em que tanto se fala de consumismo e no quanto as famílias portuguesas devem estar a poupar, foi vê-los desfilar centro comercial fora, de sacos, saquinhos e sacolas, entupidos de prendas, prendinhas e lembranças. E porque o Natal nem sempre é quando o homem quer, toca a estoirar o subsídio e o cartão de crédito numa só semana, que os bancos estão lá para cobrar, mas só para o ano.
Já não adianta lembrar que todos nos encontramos mais que endividados e que estamos a gastar mais do que recebemos, mas mesmo assim, as pessoas cometem loucuras. Muitas e muitas vezes. Quantos portugueses existem que não têm um qualquer crédito a espreitar em cada esquina? É a prestação da casa, do carro, das férias ou dos electrodomésticos que nos atormenta dia após dia, mas mesmo assim, não resistimos a comprar aquela camisola gira que vimos numa montra da loja, ou o perfume para substituirmos o que já está a acabar.
Contas feitas e passamos o dia 10 de cada mês com a carteira mais vazia do que cheia.
E quando o mundo endoidece de vez, temos sempre um Governo com quem podemos contar. Os bancos acumulam fortunas em lucros todos os anos mas quando metem a pata na poça, há sempre um Governo que está pronto para os salvar. Quando os administradores de grandes empresas deixam de poder ganhar os milhões em prémios e coisas afins, e pedem ajuda a alguém, há sempre um Governo pronto para os socorrer. Perdão, socorrer as empresas, para que ninguém seja despedido e continuem a produzir riqueza para o país.
E depois há as ajudas aos bancos e às empresas que estão em dificuldade e o povo é que é beneficiado. Como? Ainda não percebi, mas dizem que sim; que quem mais vai lucrar com estas ajudas financeiras é o povo. E ele, até agora, até que se está a sair bem. Deve ser com a ajuda dos nossos governos. Há coisas que a minha alma jamais entenderá. E uma delas é o facto de o nosso Governo estar a garantir empréstimos que os bancos vão buscar lá fora para emprestar ao povo e às empresas que necessitem desse dinheiro. Não seria mais fácil e mais barato, emprestar directamente a quem precisa, do que estar a financiar os bancos que mais não fazem do que roubar e aldrabar o povo?
E temos ainda os iluminados, sendo que um deles até foi Primeiro-Ministro cá do burgo, pôs-se a monte para, agora que todos nós fomos apresentados a essa crise, ter desenvolvido um plano revolucionário para salvar esta Europa. E logo ele, que pouco fez para salvar aqui o rectângulo, já é considerado por aí como o grande salvador. Só falta mesmo dizer que ele é o D. Sebastião renascido e que veio para nos salvar.
A minha alma está mesmo confusa...

Foto: Bootlead

4 Comentários:

Anónimo disse...

Olá Joel desejo-te um óptimo ano de 2009 e esperemos que esta crise passe de uma vez por todas.Beijinhos.

Anónimo disse...

Mano...
Do longe se faz perto e, apesar destes quase 200 km (eheeh ainda nos vimos ontem nos aninhos do papy)nao esqueço de voces!!!
O que te desejar? carro novo ja tens...amor tambem ja tens...amigos tens muitas patas...ja sei! money no bolso!!!
É pela falta dele que esta geraçao anda enrascada......
Resta-me o consolo de saber que em 2009 vai entrar algum no meu...e se fores meu amigo....no teu tambem...ehehehe
Feliz 2009 para voces!!

Joël Pinto disse...

Olá Fátima.

Obrigado pelo teu comentário e um excelente 2009 para ti também!!

Joël Pinto disse...

Querida mana,

As tua palavras não têm resposta.

Obrigado por seres assim... Que recebas em dobro o que me desejas.

1 beijinho grande do tamanho do mundo.