14 outubro 2003

Viajar com...

Vai ser publicado, amanhã, dia 15, a seguinte artigo, no suplemento "Viajar com... os caminhos da literatura", juntamente com o jornal O Primeiro de Janeiro.


Viajar com ou os caminhos da literatura...



Abrir novos horizontes


Trata-se de um projecto da Delegação Regional da Cultura do Norte e surge na sequência de iniciativas anteriores que tiveram como objectivo a organização de roteiros literários em torno de escritores ligados à região Norte do País.

Partindo da experiência adquirida, o projecto “Viajar com... Os caminhos da literatura”, pretende implementar uma acção de carácter regional, que potencie a temática da literatura e do património, numa lógica de cooperação e de rede, tirando partido das actuais capacidades que a tecnologia da informação e das comunicações disponibilizam. Tendo por base o património literário dos escritores, este projecto explora essa relação nas suas múltiplas abordagens, nomeadamente, ambientes, paisagens, monumentos, tradições, usos e costumes.
Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, João de Araújo Correia, Miguel Torga, José Régio, Teixeira de Pascoais e Trindade Coelho. São estes dez, os autores inseridos neste projecto, que conta com o apoio e colaboração das câmaras municipais e associações culturais por onde estes escritores passaram.
De igual forma, pretende-se colocar o leitor perante dois desafios: viajar pelo Norte de Portugal, guiado pela mão experiente e mágica dos nossos escritores e, “viajar por dentro dos caminhos da literatura, descobrindo as paisagens, as cores, os sons que inspiraram as páginas que eles nos legaram, as suas acções, as gentes que deram corpo às personagens e heróis que fazem, hoje, parte do nosso imaginário colectivo”. Quem o afirma é Costa Leite, delegado regional da Cultura do Norte.
Como grande função, este projecto tem o objectivo de apoiar as associações e fundações ligadas a estes escritores. Através de uma candidatura ao Programa Operacional de Apoio Eixo Prioritário 1, medida 1.4, a Delegação Regional da Cultura do Norte está a dotar essas associações ligadas aos escritores, de meios informáticos que lhes divulgar os «seus» escritores. De igual forma, todas as informações serão canalizadas, por essas associações, para uma página na Internet (http://www.viajarcom.org), bem como a publicação de um roteiro de cada um dos escritores e que ficará concluída até ao próximo mês de Dezembro. Com esses roteiros pretende-se, acima de tudo, dar a conhecer o escritor e a sua obra, identificando-se os lugares de inspiração.
Numa segunda fase, vai-se procurar divulgar estes escritores nas escolas da região Norte do País, por forma a que, crianças e jovens, tenham contacto com o trabalho que foi desenvolvido pelos escritores.

Apostar na cultura
Servindo como complemento ao trabalho que o ministério da Educação está a desenvolver junto das escolas, a escolha dos escritores recaiu no facto de serem uma referência para a língua portuguesa. Costa Leite adianta que “mais importante do que promover este evento, pretendemos causar, junto dos jovens, o interesse pelos escritores que se destacaram na promoção da nossa língua”, acrescentando que “isso será como que abrir novos horizontes aos próprios jovens, porque o principal não é o que os jovens lêem em casa; mais do que isso, é dar-lhes a conhecer os outros autores que podem/devem ser seleccionados, não apenas como objecto de estudo, mas como complemento cultural”.
É, partindo desse pressuposto que Costa Leite considera que “a cultura tem que passar pelos mais jovens e, todo o investimento que for feito neles, será um investimento de futuro”. Para além disso, “se formos capazes de aproveitar as potencialidades da região, promovendo o chamado turismo cultural, seremos capazes de estagnar a desertificação humana, que começamos já a sentir, para passarmos a dar razões aos nossos jovens para continuarem a viver aqui”.

Ler em português
Mais do que oferecer cultura aos portugueses, Costa Leite confessa que “queremos, acima de tudo, despertar curiosidades; fazer com que as pessoa procurem livros onde se fale daquele assunto que está a ser lido e/ou abordado”. E, nada melhor do que começar com autores portugueses. Segundo conta o nosso entrevistado, “não há nada mais belo do que estarmos a ler uma determinada passagem de um livro e observarmos a natureza que está a ser descrita nessa mesma passagem”. Por outro lado, “o legado que nos foi deixado por esses e outros autores, é demasiado importante para o deixarmos cair no esquecimento”.
Outro projectos em desenvolvimento pela Delegação Regional da Cultura do Norte, passam por, em parceria com entidades da Galiza, dar a conhecer os nossos escritores nessa região espanhola, partindo do facto de, ambas as línguas serem muito idênticas. Por outro lado, estão a ser desenvolvidos roteiros culturais, através do intercâmbio de professores portugueses e galegos, por forma a serem estudados escritores dos dois países. Um outro projecto, ainda em fase de arranque, vai contar com os apoios da Comissão de Coordenação da Região Norte e do ministério da Educação, e vai passar por tentar criar um programa integrado na promoção da leitura, destinado às populações mais carenciadas.

0 Comentários: