11 abril 2009

Bolo da Sorte

Há uns anos recebi esta receita e hoje, enquanto fazia umas arrumações, encontrei-a num canto e aproveito para a partilhar com vocês.
A ideia é receber um copo do bolo já preparado, juntamente com a receita e seguir todos os passos. Mas quem quiser começar a "corrente" pode faze-lo na mesma.
Aviso já que são necessários 10 dias para o confeccionar; não se deve usar frigorífico nem batedeira eléctrica. Dizem que dá sorte mas, o mais interessante é que ele é bom e isso é que interessa...

No primeiro dia, verte-se o conteúdo do copo com a massa que se recebe num taça grande. Quem quiser começa-lo, adianta este passo. Junta-se 1 copo de açucar e 1 de farinha. Não se mexe e reserva-se num local seco.

No segundo dia, mexe-se tudo com uma colher de pau e volta-se a guardar.

Nos terceiro e quarto dias não se toca no preparado.

No quinto dia, junta-se 1 copo de farinha, 1 de açucar, 1 de leite e não se mexe. Volta-se a guardar.

No sexto dia, mexe-se tudo com uma colher de pau.

Nos sétimo, oitavo e nono dias, não se faz nada.

No décimo dia, retira-se um pouco da mistura para três copos e oferece-se a três pessoas (para dar sorte e saúde).

À restante massa, junta-se, por esta ordem, 2 copos de farinha, 1 de óleo, 1 de açucar, 1 de nozes, 1 de leite, 2 ovos inteiros, 1 pitada de sal, 2 colheres de fermento em pó, canela a gosto, 1 maçã partida em pedaços e uvas passas a gosto.

Mistura-se tudo (sempre com a colher de pau) e leva-se ao forno numa forma untada.

Se dá sorte, confesso que já não me lembro (já o fiz há uns cinco anos), mas que é saboroso, lá isso é...

E uma boa Páscoa a todos(as).

5 Comentários:

Maria de Fátima disse...

Olá Joel a minha Páscoa foi óptima, espero que a tua também tivesse sido boa.Qualquer dia vou experimentar esta receita.Beijinhos.

Unknown disse...

Olá, eu gostava de começar este bolo mas não percebi muito bem como se começa. Pode explicar melhor como começar? Obrigada

Joël Pinto disse...

Olá Graça,
Não pode começar a receita... simplesmente tem que lhe ser oferecido um copo com um pouco de massa e para isso a pessoa que lhe oferecer terá recebido de outra pessoa.

Unknown disse...

Ola joel podes tef ajuda para fazer o bolo? Mas não é da minha familia .

Unknown disse...

qualquer receita de bolo é boa, sobretudo para quem aprecia doces, mas a sério que acreditam que existem bolos que dão sorte?
Não acham que assim fosse era facilimo ter sorte na vida ou saúde.
Boa sorte a todos então, porque algo me diz que com muita sorte vão é engordar...não levem a mal mas achei engraçado!...:)